Começo de ano, novas resoluções, novas metas e se você quer mudar seus hábitos financeiros, este post é pra você! Uma pergunta simples mas que provavelmente você já se fez, quanto eu devo guardar do meu salário por mês para garantir uma reserva de possíveis emergências ou apenas para ter uma economia?
Vamos partir do princípio que temos que ter o pé no chão quanto às suas metas financeiras para que haja constância e equilíbrio, pois não adianta você querer guardar uma porcentagem x, sendo que seus gastos podem ultrapassar esse valor. Aqui em nosso blog já fizemos um post sobre como você pode organizar suas finanças de forma descomplicada, é só clicar aqui para ler essa postagem. Mas uma coisa que sempre falamos por aqui, é que você precisa colocar na ponta do lápis tudo o que entra e o que gasta em suas finanças, pois somente assim você irá conseguir visualizar e se organizar.
Sem mais delongas, feito suas contabilidades do mês e destinando cada porcentagem para uma área de sua escolha, o ideal é que do total de seus ganhos você destine 10% para uma poupança, em uma conta digital ou debaixo do colchão se você preferir rs! Essa porcentagem é um início para você começar a poupar seu suado dinheiro. Mas conforme você se organiza e se torna alguém saudável financeiramente, você pode ir aumentando a porcentagem conforme sentir necessidade. Assim você garante um fundo de reserva conforme seus objetivos de vida, seja para viajar, comprar um imóvel, fazer alguma mudança estética, ou turbinar sua futura aposentadoria. Ninguém gosta de ser pego de surpresa, já ouviu falar que tem mês que quando você acha que pagou todos os boletos, o gás acaba.. ou o chinelo arrebenta? Então, você não precisa ser pego de surpresa a partir de hoje! Você pode começar a guardar uma parte da sua renda e ter sempre algo reserva.
Atualmente poucas pessoas pensam em ter uma reserva de emergência ou apenas para poupar, pois acabam sempre gastando no limite ou até mesmo mais do que ganham. Por isso a importância de você saber separar cada gasto e ganho, destinando seu salário ou seus ganhos para as coisas certas, sem exageros ou “ralos” onde você só consegue ver o dinheiro indo embora.
Nosso intuito é descomplicar e trazer soluções práticas e simples para sua vida financeira, sem muitos achismos ou enrolação, pois ninguém gosta de uma lista infinita de regras! Não queremos te desmotivar, queremos que você se torne alguém com as finanças saudáveis, utilizando nossas dicas de forma inteligente!